26. Um feriado que precisamos inventar

Poderia existir uma data comemorativa só para conviver com as pessoas e mergulhar na natureza sem ir longe de casa.

O próximo sábado, 5 de junho, é o Dia do Meio Ambiente. Não sou muito chegada às datas comemorativas do calendário, mas essa eu adoro. Sonho com o dia em que se torne um feriadão mundial, uma espécie de Natal ao contrário, sem compras ou refeições pantagruélicas. Nenhuma campanha publicitária, nenhum plano mirabolante. Nada de entupir as estradas de carros e os céus de aviões.

Essa seria a festa da natureza e das pessoas. Todo mundo conversando sem pressa. As crianças ocupariam as ruas jogando queimada, taco e passa-anel. Os mais velhos sentariam em cadeiras nas calçadas e contariam histórias de sua infância. Para ir de um lugar ao outro, só a pé ou de bicicleta.

Na programação, deitar na grama para adivinhar as formas das nuvens. Se fechasse o tempo, dançar e cantar na chuva. Nesse dia poderíamos acolher os cachorros abandonados, organizar bazares de trocas, cozinhar, fazer tricô e pregar botões comunitariamente. Quando desse fome, pic-nic debaixo da árvore. No final da tarde, todo mundo aplaudiria o pôr-do-sol e voltaria para casa com a alma leve. Já pensou?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *