54. Notícias do front

O ponto de partida da busca da sustentabilidade é a consciência de que somos cidadãos planetários e devemos respeitar todas as formas de vida. A começar pelas pessoas. Quando policiais cometem crimes, traficantes ameaçam famílias de soldados e muita gente se diverte metralhando bandido num videogame, podemos guardar para outra hora as manchetes de triunfo .

O jornalista Plínio Fraga, da Folha de São Paulo, assina uma matéria excelente (“Tudo isto é complexo”) sobre o dia-a-dia de moradores do Complexo do Alemão após a chegada da polícia. Se você é assinante da Folha ou do UOL, aí vai o link: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0112201018.htm. Mais sobre o assunto em http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/12/01/moradores-do-alemao-relatam-arrombamentos-de-casas-vazias-revistas-repetidas-e-humilhacao.jhtm. Os relatos incluem corrupção, humilhações variadas, achaques, arrombamentos, furtos e ameaças de estupro. Todos esses crimes cometidos pelas forças policiais que foram saudadas como a redenção da pátria.

Em outras favelas, militares são impedidos de voltar para casa porque traficantes os ameçam de morte e mantêm suas famílias sob terror (http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/839541-militares-que-moram-em-favelas-sao-expulsos-de-casa-pelo-trafico-e-acampam-em-quartel.shtml).

Enquanto isso, “Fuga da Vila Cruzeiro”, criado pela Pindorama Games, da Bahia, teve mais de 60 mil acessos em apenas 30 horas, após ser disponibilizado online e virar sucesso no Facebook. O cenário do videogame, cujo objetivo é metralhar os traficantes, se baseia nas famosas imagens captadas pelo helicóptero da TV Globo.  Para saber mais: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101201/not_imp647662,0.php . O sucesso desse passatempo de mau gosto revela que, para algumas pessoas, a ideia de reproduzir o massacre do Carandiru no Rio de Janeiro seria bem interessante…

Diante desses fatos, seria bom dedicarmos o dia para pensar no ecossistema da nossa sociedade.

One thought on “54. Notícias do front

  1. Cláudia. Não tinha pensado por este lado, e é muito triste você ter um ideia de que todo este movimento vai causar um bem a sociedade e quando vai a fundo, descobre que os moradores das favelas atingidas “ganharam” novos problemas, causados por pessoas que são pagas para garantir o bem a eles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *