88. Essa data querida

Vou comemorar o Dia Mundial Sem Carro gastando o tênis nas calçadas paulistanas.

Difícil encontrar algo mais anacrônico do que nosso calendário oficial. Herança de uma época em que as festas católicas eram realmente comemoradas como manda a Igreja, a tal folhinha acabou incorporando também datas nacionais cujo significado se esvaziou (é o caso de Independência, Proclamação da República, Revolução Constitucionalista & cia).

Atualmente, a esmagadora maioria das pessoas não vivencia os feriados de forma religiosa ou cívica. Os ritos coletivos foram substituídos por compras temáticas e pelo hábito de congestionar estradas e aeroportos em deslocamentos maciços dos grandes centros para os lugarejos. Chegando lá, as populações turísticas gastam bastante dinheiro, produzem toneladas de lixo e muitas vezes estragam as atrações naturais que motivaram a viagem.

Prefiro outro tipo de comemoração e, por isso, entre as efemérides que mais me emocionam está a data de hoje: 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro. Justamente entre o Dia da Árvore e o início da Primavera, para ficar mais poético. 

Sim, eu sei que esse feriado só existe na minha cabeça. Também estou consciente de que, por ter um escritório residencial e alguma flexibilidade para agendar compromissos, alcancei o privilégio de desfrutar da programação comemorativa que inventei. Vou ficar por aqui trabalhando no computador, fazendo tarefas domésticas e serviços na horta. Quando o sol estiver se pondo pela última vez nesse inverno, farei uma caminhada até a escola com o Nino (meu cão), onde buscarei Julieta (minha filha). Nós três voltaremos a pé, apreciando a cidade na hora do rush. À noite subirei as ladeiras da Vila Madalena para chegar ao Cineclube Crisantempo http://www.cineclubesocioambiental.org.br/home/e ver a estreia do documentário “Homem Carro”. Após a sessão (gratuita) haverá debate.

Enquanto o dia passa, acompanho pela internet as ações muito bacanas que estão rolando para celebrar o convívio humano nas ruas e a vida fora dos automóveis.

Feliz Dia Mundial Sem Carro! Feliz Primavera!

(Sábado tem mais festa por um mundo melhor: a passeata “A cidade é Nossa” http://www.facebook.com/event.php?eid=256140657741343 sairá às 16h da frente do MASP.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *