95. Occupy serviços públicos

Ótimo atendimento no Posto de Saúde de Pinheiros me anima a jogar fora o preconceito e pesquisar melhor o que o Estado oferece antes de apelar para opções privadas.

Preparando um vaso de sucata, ontem esfaqueei minha mão direita. O corte foi pequeno, mas profundo. Como tudo na cena do crime estava sujo de terra, achei melhor tomar o reforço da vacina antitetânica, há muito tempo vencida.

Procurei o Posto de Saúde de Pinheiros que fica perto de casa. Chegando lá, encontrei instalações simples e limpinhas. Atendimento rápido, sensato e eficiente. Bastou apresentar um documento e responder algumas perguntas sobre meu histórico de imunização. Em 10 minutos, saí de vacinada sem gastar um centavo. E ainda deu tempo para uma conversa sobre como é bom consumir verduras fresquinhas produzidas em casa.

Consciente de que os problemas de saúde pública do Brasil são gigantescos e o sistema tem milhões de falhas, dou nota dez para minha experiência de hoje com o SUS. E fiquei interessada em usar mais os serviços públicos.

Pesquisando na internet (http://www.cidadao.sp.gov.br/servico.php?serv=2825), descobri que no Centro de Saúde/Pinheiros tem um monte de especialidades, incluindo psicologia, oftalmologia, fono, fisio e homeopatia. Ainda não preciso de óculos para ler, mas a idade não perdoa e daqui a pouco a presbiopia me pega. Já sei onde vou.

Aproveito para explicar meu sumiço desse blog nos últimos dias. Estou estudando as 269 páginas do relatório Estado do Mundo 2011, que nesse ano trata de tendências mundiais da agricultura com foco em segurança alimentar e combate à fome. É publicado pelo renomadíssimo World Watch Institute (http://www.worldwatch.org/) e foi traduzido para o português pelo Instituto Akatu. Se quiser embarcar na aventura, o livro está disponível em PDF: http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/file/Publicacoes/EstadodoMundo2011_portugues.pdf. Na semana que vem conto minhas descobertas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *