108. Domingo no Parque

A turma dos Hortelões Urbanos se reuniu no centro de São Paulo em plena manhã dominical. E minha esperança no poder da amizade para transformar o mundo num lugar melhor cresceu mil pontos.

Finalmente aconteceu o Encontro dos Hortelões Urbanos/Pic-Nic de Trocas de Sementes e Mudas. Mesmo debaixo de garoa, no domingo 22/4 umas 60 pessoas apareceram no Parque da Luz, o mais antigo de São Paulo, ali do lado da histórica estação de trem. Gente de todo tipo, de todas as idades, das mais diferentes trajetórias, mas com algo em comum: a ideia de deixar esse mundo mais verde, de semear árvores, frutas, flores, hortaliças.

Tivemos uma mesa de pic-nic farta com os quitutes que cada um preparou. Na troca de espécies vegetais, apareceram desde singelos chuchus brotando e mudas de roseiras anãs até exóticas orquídeas, raízes de cúrcuma, bombas de sementes, frutas e flores que eu nunca tinha visto. Muito bom poder abraçar várias pessoas que conhecia só pelo Facebook e continuar ao vivo as conversas agroecológicas que acontecem todo dia no grupo Hortelões Urbanos. Melhor ainda a integração com os freqüentadores habituais dos pic-nics que a Juliana Gatti e a Daniela Cuevas vêm organizando há tempos. Que maravilha estar ali com a Tatiana Achcar, parceira querida!

Fizemos muito intercâmbio de plantas e técnicas agrícolas como há milênios nossos ancestrais já faziam. Mas nada seria possível sem as ferramentas da comunicação eletrônica. Que privilégio unir heranças arcaicas com tecnologias supermodernas, temperando a reunião com o mais puro calor humano.

Olha só o vídeo que a Nadia Cozzi fez para registrar o evento: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=CuN7QWisg_c#!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *